#perplexed

portfólio | artes plásticas

Red zip

Trabalho em tinta acrílica sobre tela desenvolvido para o curso “In the Studio: Postwar Abstract Painting”.

O trabalho busca reproduzir as técnicas empregadas por Barnett Newman nos seus trabalhos com uso de masking tape para criar linhas na superfície da tela. Também optamos por utilizar um padrão de cor baseado na teoria de pull push de Hans Hofmann.

Aplicação dos “zips”

Na composição foi usado tinta acrílica sobre tela. Na primeira camada usamos tinta vermelha com adição de gloss medium acrylic para um efeito mais brilhante, sobre essa superfície vermelha foi colocada uma masking tape de 2 cm para compor o “zip” e uma outra aplicação de masking tape no canto superior esquerdo com 3,5 cm e com um corte diagonal.

Após a aplicação do masking tape, a superfície foi coberta com uma tinta azul com uma pouco de preto. O masking tape da lateral superior direta foi retirado e uma segunda camada de azul foi aplicada, para maior transparência a segunda camada estava mais diluída do que a primeira com adição de água e menos tinta.

Superfície coberta com azul

Após a secagem da segunda camada, a superfície foi lixada para uma aparência mais fosca

Por fim, sobre o “zip” central espalhamos com uso de espátula uma mistura de tinta amarela ocre, amarelo e gloss médium.

Tentamos obter um efeito de pull-push com o uso de tons mais escuros e frios no fundo e tons mais quentes no centro da tela, procurando trazer uma aparência de profundidade onde a superfície da tela parece se romperem torno do “zip”. Essa aparente tridimensionalidade é reforçada pelo uso da tinta amarela com a espátula dando um certo relevo à superfície. O pequeno paralelogramo à direta, mescla de vermelho e azul, situa-se num espaço intermediário entre o azul mais profundo e o vermelho que procura sair da tela.

Os diversos níveis são reforçados pela diferença de brilho com um centro mais reflexivo e o fundo mais fosco.

Faixa central em vermelho sobre fundo azul
Red Zip

Previous Post

Deixe um comentário

© 2019 | paulo henrique da silva

power by Wordpress 5.0.3 | Theme by Anders Norén